Ana Negrão expõe, na Galeria Vieira Portuense, de 10 de Agosto a 7 de Setembro de 2019.
sexta-feira, 19 de julho de 2019
sexta-feira, 5 de julho de 2019
Cartaz
Olhar
e ver a obra da Ana Negrão
Começo por uma declaração de
interesses. Sou amigo da Ana Negrão. O meu tempo acidentado dos últimos tempos
não me permite o texto que a Ana merecia. Mas mesmo assim vou tentar e ver o
trabalho da Ana Negrão com aquilo que os meus olhos viram.
Um grande poeta português, Ruy Belo
de seu nome e meu amigo, escreveu um verso feliz que posso aplicar às
picto/histórias poéticas da Ana: "eu aprendi a ver na minha infância."
E acrescento: é preciso ver e ler esta OBRA com os olhos da infância porque as
crianças estão sempre lá ou por perto, porque a Ana adora trabalhar com crianças,
a Ana criança adulta está sempre presente.
Nasceu em 1980 e já viveu e viajou
por muito mundo. Que temas destaco eu para além da infância? A Natureza, o Belo
e o Feio, a Sensualidade e o Desejo, enfim, a Vida. Porque é sempre da Vida que
se trata. E também da denúncia do Mal.
Comecei por dizer que conheço
relativamente bem a Ana e a sua vida. E que sempre admirei a sua resiliência, a
sua capacidade de luta, o seu inconformismo, a admiração pela mãe solteira. Isto
é, o seu papel de mãe e pai! A extraordinária mãe da pequena Salomé, minha neta
adoptiva sempre!
Olhem e vejam a OBRA
pictórico-poética da Ana nas suas metáforas da vida vivida e na sua
inquebrantável vontade de ultrapassar as suas barreiras, de vencer os seus fantasmas,
os seus medos e com a minha certeza de que nunca se irá conformar.
Nesse inconformismo reside a sua
maior Força. E Força, Ana! Tens o mundo todo à tua frente e ao teu alcance. E
eu espero continuar a Olhar e Ver o teu trabalho sempre com a certeza que está
no Bom Caminho. E também como dizia o poeta, " o caminho faz-se
caminhando". E só há um critério para o êxito: trabalho, trabalho,
trabalho! E alguma sorte e aquilo a que se chama Boa Imprensa. Isso ajuda
muito.
José Antunes Ribeiro, JAR, (Poeta e
Editor)
terça-feira, 28 de maio de 2019
1. "Templo"
2012/ Técnica mista sobre tela 3D (colagens com diversos materias: jornal, corda, entre outros;
acabamentos em verniz)/ 80x100cm
1.400,00€
8. "Pontes do tempo"
Baseada na Lenda de Matosinhos
2013/ Pintura sobre tela 3D (tinta acrílica, óleo, pastel ; acabamentos em verniz)/ 90x90cm
1.300,00€
10. "Quadrifonia"
2013/ Técnica mista sobre tela 3D (tinta acrílica, óleo; com colagens;
acabamentos em verniz)/ 100x80cm
4.000,00€
16. "Transcender"
Pintura sobre o 25 de Abril (Dia da liberdade)
2017/ Técnica mista sobre papel 400g (tinta acrílica)/ 65x70cm
1.200,00€
17. "Acção humana"
Pintura sobre o 1º de Maio (Dia do trabalhador)
2018/ Pintura sobre papel 400g (tinta acrílica)/ 48x45cm
1.000,00€
18. "Ser no meio da espécie"
Pintura sobre o dia 8 de Março (Dia da mulher)
2018/ Pintura sobre papel 400g (tinta acrílica)/ 60x50cm
1.200,00€
19. "Silêncios"
Pintura sobre o dia 1 de Junho (Dia da criança)
2018/ Pintura sobre papel 400g (tinta acrílica)/ 55x50cm
1.200,00€
Exposições
Exposição individual “Como nós” Leiria 2015
Exposição individual “Manifesto da inconsciência” Leiria 2014
Exposição individual “Sentidos” Taberna do Palaio, Leiria 2017
Justiça suspensa
Técnica mista sobre tela 3D/ 2014/ 70x50cm
Escasseia o doce aconchego dos lares,
a ternura súbita dos namorados
o livro que se escreve inflamado de certezas
amanhã talvez o mundo pare
talvez só hajam filas de magrinhos
jovens à procura de procurar
crianças em busca de sonhos
somos a ponte do lado de lá
do lado de cá existe medo demais
e o céu já esgotou os seus sinais
Ana Negrão Ferreira
A noite está próxima
A noite está próxima
descerra um outro quadro
um quadro antigo
pendurado há milénios neste mundo:
o medo de o amor acabar em fraude
ou uma guerra nuclear
poder apagar para sempre dos dicionários
palavras como
vida fé esperança pessoas
é inadiável interromper o acto de sofrer
tirar o credo permanente da boca desta gente
e empenhá-la de fé
com palavras densas de luz
é necessário não impedir
os analfabetos de aprenderem
desenterrar o acto do saber
deixar crescer as crianças em paz
chamam-me inútil
porque crio apenas
talvez
eu seja mais uma artista
ou uma mulher
ou um ser no meio da espécie
ou o encontro
do meu lado e do teu
fabuloso inesperado
As vacas pastam nos campos
As vacas pastam nos campos
calmas, absortas de animalidade
assim vivem certos homens
mergulhados na verdade
e sem nunca perceberem
que mentira e dúvida
é quando batem a porta atrás de si
e saem do seu habitáculo
para debaixo do sol,
e a verdade lá vai ficando
cada vez mais para trás
certos homens
como vacas
absortos pastam verdades e saem
Ana Negrão Ferreira 2013
Entrevista
https://projectovidaseobras.wixsite.com/blog/single-post/2017/01/06/Entrevista-%C3%A0-Artista-Ana-Negr%C3%A3o
Projecto Vidas e Obras
Entrevista: Pedro Marques
Correcção: Fátima Simões
06 de Janeiro de 201
Entrevista à Artista Ana Negrão
January 6, 2017 | Pedro Marques
Pintaste várias personalidades importantes da nossa sociedade como o Gandhi, Édith Piaf, Charlie Chaplin e Miguel Torga. O que é que te inspirou nessas personalidades que te motivou a mostrar o teu apreço por elas e a pintá-las?
Há personalidades que marcam pela sua coragem e determinação. Não sendo retratista, abraço sobretudo desafios e novas possibilidades ao pintá-las.
A tua forma de transmitir os valores que são dignificantes para ti é dando grande relevância aos pormenores da vida, aos sentimentos, à força e à partilha?
“ Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nó nos fazemos. “
A arte tem sido uma experiência magnífica, movida na partilha de alegrias e sofrimentos, sentimentos que nos minam e nos fazem sentir vivos. A mensagem que passo é uma reflexão sobre as minhas experiências onde transmito uma linguagem universal despertando nos outros todos esses valores.
Trabalhas como professora/animadora de ATL. De que forma é que as várias actividades e jogos que fazes com as crianças e o facto de estares com eles diariamente te inspiram? É uma forma de aprendizagem para o trabalho que fazes na pintura e poesia?
A minha relação com as crianças passa essencialmente pela partilha de saberes. Inspiram-me pela sua genialidade ainda imaculada e essa pureza reflecte-se em alguns dos meus trabalhos. Em relação às actividades praticadas preocupo-me não em ensinar mas em transmitir a importância e o valor que cada uma delas tem enquanto seres humanos.
Tens dois trabalhos alusivos ao 25 de Abril, um deles feito para a EB1 da Branca. Consideras que é essencial abordar o tema do 25 de Abril para quem vê as tuas pinturas e principalmente para as crianças? De que forma é que a revolução e esta data são importantes para ti?
Estagiei nesta escola durante nove meses evoluindo diariamente de forma pessoal, estive receptiva às diferenças de cada criança no seu próprio universo e por respeitar isso acabei por lhes transmitir os valores da Liberdade, que não é mais do que a união de uma comunidade.
Hoje faço voluntariado na mesma escola pois sinto-me responsável pela continuidade desse trabalho, que me mantém viva.
Tens várias fotos em que o corpo feminino está representado. Qual é a tua motivação para mostrares os corpos nus femininos? Para ti é essencial mostrar o corpo e a sua naturalidade?
Para além de ser mulher é no corpo que exploro e vivencio novos despertares de que todos fazemos parte sem olhar o nu com preconceito, aceitando essa naturalidade e tudo o que ela representa na sua total dignidade.
Quais são os teus sonhos para Portugal?
Citando Bob Marley, “só há uma coisa que eu quero muito, que a Humanidade seja unida”.
Obrigado pelo teu tempo, votos de bom trabalho.
Projecto Vidas e Obras
Entrevista: Pedro Marques
Correcção: Fátima Simões
06 de Janeiro de 201
COLECÇÃO RETRATO SOCIAL
"Magnitude"/ Pintura sobre papel acrílico/ 30x40cm
"Nó"/ Pintura com colagens sobre cartão/ 50x35cm
"Passaporte"/ Pintura sobre papel acrílico/ 30x40cm
"Primatas"/ Pintura sobre papel acrílico/ 30x40cm
"Reduto de esperança"/ Pintura sobre papel acrílico/ 50x32cm
"Sem roupas estranhas"/ Pintura sobre papel 400g/ 30x35cm
"Silêncio"/ Pintura sobre cartão/ 21x36cm
sexta-feira, 10 de maio de 2019
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2013/ Técnica mista sobre tela (tinta acrílica, carvão; com colagens)/ 100x40cm 1.200,00€